Marketing para academia – Como ser diferente da concorrência?
Junho 18, 2021Com o passar dos anos, as pessoas começaram a investir mais na saúde e uma das ajudas mais procuradas é por meio de exercícios físicos. Com isso, o aumento de academias pelo Brasil todo foi grande, e muitos empreendedores procuram fazer algo diferente da concorrência com o objetivo de atrair mais alunos.
Essa preocupação não é à toa. O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos países com maior mercado de academias, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Com essa crescente aumenta também a concorrência e por isso é preciso fazer algo de diferente para chamar mais atenção. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de marketing para academias, mostrando como ser diferente dos concorrentes.
Saiba quem são seus alunos
Para que uma academia tenha sucesso é preciso, antes de mais nada, conhecer bem os alunos que frequentam o ambiente e aqueles que podem ser um potencial aluno.
Com esse conhecimento, o estabelecimento consegue suprir as necessidades dos alunos, dando a eles o que realmente precisam.
Nesse contexto, é preciso entender quem são, de onde vem, seus hábitos, suas preocupações, seus objetivos e muito mais.
Invista em eventos
Investir em eventos também é essencial para conquistar mais clientes. Para se destacar da concorrência é necessário realizar ou participar de eventos como forma de divulgar a academia.
Essa é uma excelente estratégia de marketing para esse tipo de empreendimento, pois é por meio disso que surgem muitos alunos.
Estabeleça parcerias
Estabelecer parcerias são fundamentais para diferenciar seu empreendimento dos outros. Por exemplo, fazer parceria com fabricantes de roupas de academia, lojas de produtos esportivos, lojas de suplementos, entre outros.
Além disso, você pode fazer parcerias com outros empreendimentos para oferecer desconto para quem realizar alguma compra. Além disso, fazer ações de divulgação em outros estabelecimentos também é um bom negócio.
As parcerias são muito importantes para fazer uma academia se destacar das outras.
Tenha um blog
Ter um blog hoje é muito importante para qualquer empreendimento, especialmente para as academias. Os conteúdos encontrados em blogs não apenas beneficiam os negócios digitais, mas também os negócios físicos.
Na busca de encontrar uma informação ou de achar um determinado lugar, as pessoas recorrem primeiramente à internet. E quando uma academia tem um blog, fica mais fácil atrair mais clientes.
Além do mais, é muito importante produzir conteúdo de qualidade, que seja do interesse de sua pessoa. Isso tudo vai deixar a sua academia diferente das demais.
Aposte em redes sociais
As redes sociais têm ajudado muitos empreendedores com seus negócios. Por meio de anúncios, sua academia pode ser vista pelas pessoas que estão conectadas nas redes sociais mais visitadas como Facebook e Instagram.
Além de postar conteúdos em texto é interessante fazer em alguns momentos transmissões ao vivo. Esse conjunto de estratégias deixará sua academia com mais visibilidade e isso significa mais clientes.
Utilize o marketing de referência
O marketing de referência é aquele famoso boca a boca, só que no mundo virtual. Sendo assim, ofereça algum benefício para aqueles alunos que divulgarem sua academia para outros. Pode ser um desconto, uma mensalidade paga ou qualquer outro benefício.
Na maioria dos casos, há um crescimento no faturamento quando essa estratégia é posta em prática.