Veja algumas dicas para sua loja vender mais e ter bons lucros
Junho 14, 2021Em uma crise como esta em que estamos vivendo por causa do novo coronavírus, muitos empreendedores estão fazendo de tudo para manter as vendas em um nível, que não os obrigue a fechar as portas da sua loja.
A crise também fez surgir novos empreendimentos. Muitos estão indo na contra mão da situação caótica e abrindo lojas com a perspectiva de ter um negócio de sucesso. Desta forma, estão investindo em novas formas de trabalhar, tudo com o objetivo de atrair e fidelizar ainda mais a clientela.
Veja agora algumas dicas para sua loja vender mais e ter bons lucros.
Distribua bem os vendedores
É muito comum vermos em algumas lojas aqueles vendedores aglomerados ou em grupinhos esperando o cliente entrar na loja para atacá-lo com perguntas programadas.
Esse tipo de situação afasta quem está pretendendo comprar algo, pois muitos não gostam desse tipo de abordagem. Por isso, distribua bem seus vendedores.
Ao invés de deixar aquela fileira de vendedores na entrada da loja, espalhe os vendedores pela loja de uma forma que pareça natural. Dessa forma, o cliente vai se sentir atraído a entrar na loja e escolher o que deseja comprar, aceitando a ajuda de um vendedor com mais gosto.
Tenha uma abordagem agradável
A abordagem deve ser outro ponto importante para que sua loja tenha bons resultados. É muito fácil entrar em uma loja e ser recebida com uma abordagem decorada, mas isso não cativa o cliente.
Por isso, procure treinar seus vendedores com uma abordagem agradável. Isto quer dizer que a abordagem deve ser com muita simpatia e de forma espontânea, sempre deixando claro para o cliente a disposição de ajudá-lo.
Uma boa abordagem vai ser fundamental para manter o bom funcionamento da loja e também uma boa lucratividade, já que agora a maioria das pessoas quando pensam em fazer compras, recorrem logo à internet, deixando a tarefa de conquistar clientes ainda mais difícil.
Invista na aparência da loja
Alguns varejistas têm muito cuidado com a aparência de suas lojas e não é à toa. As pessoas são atraídas pelo que vêem, por isso a aparência da loja não deve ser deixada para segundo plano.
A aparência de um empreendimento envolve muita coisa. É preciso ter o cuidado para que a fachada seja atraente e limpa, que a vitrine seja arrumada e cativante e que toda a loja tenha uma apresentação organizada.
Isso também inclui a apresentação dos funcionários que precisam estar de acordo com o ambiente de trabalho. Alguns empreendedores chegam a investir no curso de consultoria de imagem para saber interpretar a imagem de seus vendedores e de seu estabelecimento.
Tenha um portfólio variado
Ter um portfólio variado significa investir em produtos diversos, dentro do nicho que você atua. Por isso, não se limite a ter algumas coisas em sua loja, mas sim, disponibilize em seu empreendimento diversos tipos de produtos.
Assim sendo, toda vez que o cliente precisar comprar algo vai lembrar de sua loja e vai recorrer a você antes de procurar em outra. Ter produtos variados vai possibilitar também que o cliente entre na loja para comprar um produto específico e sai com vários produtos comprados.