3 dicas de marketing para pequenas empresas
Julho 21, 2020O marketing quando você não tem um orçamento grande pode ser um desafio, mas há muito que um pequeno empresário pode fazer para atrair e manter uma base de clientes.
O aumento do marketing digital tornou mais fácil para o pequeno empresário encontrar uma maneira de criar presença e atrair um comprador informado que queira saber como acertar na lotofácil 2020, por exemplo.
Antes de sua empresa começar a comercializar um produto, é útil criar uma persona de comprador que você deseja alcançar com seus materiais promocionais. Depois de ter seu cliente ideal, você terá uma grande variedade de métodos de marketing.
A maioria delas é tática de baixo custo ou sem custo (às vezes chamada de marketing de guerrilha). Você pode usar diferentes em diferentes estágios do seu ciclo de negócios ou utilizá-los todos de uma só vez desde o início da sua empresa.
Quando você cria um negócio, a primeira coisa que deseja proteger é uma base de clientes. Com uma impressora decente, um telefone e um dispositivo conectado à Internet, você pode montar uma campanha publicitária bastante extensa sem precisar pagar pelo espaço
PRINCIPAIS RESULTADOS
As pequenas empresas não têm o orçamento de publicidade de concorrentes maiores, mas existem muitas maneiras baratas de criar uma base de clientes.
- Atingir a calçada com folhetos distribuídos de porta em porta (onde permitido) e colocar cartazes estrategicamente pode ajudar a divulgar.
- Acompanhe os clientes após a primeira rodada de anúncios para reforçar a mensagem inicial. Não tema ligações frias – elas podem ser eficazes.
- Adições de valor, como descontos ou brindes para clientes recorrentes, são um grande benefício quando o negócio está em funcionamento.
- As referências – de cliente para cliente e de empresa para empresa – também são importantes.
- Priorize o marketing digital, incluindo sites tradicionais e mídias sociais.
1. Folhetos
Este é o método de bombardeio de anúncios baratos. Você encontra uma área na qual deseja negociar e distribuir folhetos para todas as caixas de correio ao seu alcance.
Seu folheto deve ser breve e direto, destacando os serviços que você oferece ou produtos que você vende e fornecendo informações de contato. Oferecer uma avaliação gratuita, cupom ou desconto nunca é demais.
2. Cartazes
A maioria dos supermercados, espaços públicos e shoppings oferece espaço grátis no quadro de avisos para anúncios e propagandas. Esse é um método de acerto ou falha, mas você deve tentar tornar seu pôster razoavelmente visível e ter guias removíveis que os clientes possam apresentar com desconto.
Torne cada local com uma cor diferente, para que você possa ter uma ideia das guias em que a maioria dos leads está sendo gerada. Se uma área estiver produzindo a maioria dos seus leads, você poderá segmentar melhor sua campanha (folhetos, anúncios na mídia local que atendem a essas áreas, chamadas a frio etc.)
3. Adições de Valor
Este é um dos pontos de venda mais poderosos para qualquer produto ou serviço. Aparentemente, as adições de valor são muito semelhantes aos cupons e avaliações gratuitas, mas visam aumentar a satisfação do cliente e ampliar a lacuna entre você e a concorrência.
Adições comuns de valor incluem garantias, descontos para clientes recorrentes, cartões de ponto e recompensas por indicação. Frequentemente, o fator decisivo para uma pessoa escolher entre uma das duas lojas semelhantes é qual loja possui um cartão de ponto ou cartão de cliente preferido.
Você não precisa prometer à lua que agrega valor; você apenas precisa declarar algo que o cliente pode não perceber sobre seu produto ou serviço. Ao criar seus materiais de publicidade, as adições de valor devem ser destacadas.