
3 dicas de marketing para pequenas empresas
21/07/2020O marketing quando você não tem um orçamento grande pode ser um desafio, mas há muito que um pequeno empresário pode fazer para atrair e manter uma base de clientes.
O aumento do marketing digital tornou mais fácil para o pequeno empresário encontrar uma maneira de criar presença e atrair um comprador informado que queira saber como acertar na lotofácil 2020, por exemplo.
Antes de sua empresa começar a comercializar um produto, é útil criar uma persona de comprador que você deseja alcançar com seus materiais promocionais. Depois de ter seu cliente ideal, você terá uma grande variedade de métodos de marketing.
A maioria delas é tática de baixo custo ou sem custo (às vezes chamada de marketing de guerrilha). Você pode usar diferentes em diferentes estágios do seu ciclo de negócios ou utilizá-los todos de uma só vez desde o início da sua empresa.
Quando você cria um negócio, a primeira coisa que deseja proteger é uma base de clientes. Com uma impressora decente, um telefone e um dispositivo conectado à Internet, você pode montar uma campanha publicitária bastante extensa sem precisar pagar pelo espaço
PRINCIPAIS RESULTADOS
As pequenas empresas não têm o orçamento de publicidade de concorrentes maiores, mas existem muitas maneiras baratas de criar uma base de clientes.
- Atingir a calçada com folhetos distribuídos de porta em porta (onde permitido) e colocar cartazes estrategicamente pode ajudar a divulgar.
- Acompanhe os clientes após a primeira rodada de anúncios para reforçar a mensagem inicial. Não tema ligações frias – elas podem ser eficazes.
- Adições de valor, como descontos ou brindes para clientes recorrentes, são um grande benefício quando o negócio está em funcionamento.
- As referências – de cliente para cliente e de empresa para empresa – também são importantes.
- Priorize o marketing digital, incluindo sites tradicionais e mídias sociais.
1. Folhetos
Este é o método de bombardeio de anúncios baratos. Você encontra uma área na qual deseja negociar e distribuir folhetos para todas as caixas de correio ao seu alcance.
Seu folheto deve ser breve e direto, destacando os serviços que você oferece ou produtos que você vende e fornecendo informações de contato. Oferecer uma avaliação gratuita, cupom ou desconto nunca é demais.
2. Cartazes
A maioria dos supermercados, espaços públicos e shoppings oferece espaço grátis no quadro de avisos para anúncios e propagandas. Esse é um método de acerto ou falha, mas você deve tentar tornar seu pôster razoavelmente visível e ter guias removíveis que os clientes possam apresentar com desconto.
Torne cada local com uma cor diferente, para que você possa ter uma ideia das guias em que a maioria dos leads está sendo gerada. Se uma área estiver produzindo a maioria dos seus leads, você poderá segmentar melhor sua campanha (folhetos, anúncios na mídia local que atendem a essas áreas, chamadas a frio etc.)
3. Adições de Valor
Este é um dos pontos de venda mais poderosos para qualquer produto ou serviço. Aparentemente, as adições de valor são muito semelhantes aos cupons e avaliações gratuitas, mas visam aumentar a satisfação do cliente e ampliar a lacuna entre você e a concorrência.
Adições comuns de valor incluem garantias, descontos para clientes recorrentes, cartões de ponto e recompensas por indicação. Frequentemente, o fator decisivo para uma pessoa escolher entre uma das duas lojas semelhantes é qual loja possui um cartão de ponto ou cartão de cliente preferido.
Você não precisa prometer à lua que agrega valor; você apenas precisa declarar algo que o cliente pode não perceber sobre seu produto ou serviço. Ao criar seus materiais de publicidade, as adições de valor devem ser destacadas.