Como agradar o cliente e garantir o sucesso de vendas?
Agosto 13, 2021O sucesso de qualquer empreendimento está no cliente. O cliente é a peça fundamental para determinar se a empresa vai ter sucesso ou não.
Por isso é tão necessário atrair e agradar a clientela. Hoje em dia, as empresas tomam várias atitudes para conquistar mais clientes, mas é muito importante pensar nos clientes mais antigos, aqueles que são fiéis a sua empresa.
Esses clientes específicos são responsáveis pela propaganda do seu empreendimento, pois costumam falar do seu estabelecimento para outros. Por este motivo, nada mais justo do que agradá-los.
Veja agora o que você pode fazer para agradar esses clientes e como ter sucesso nas suas vendas.
Mostre que o cliente é importante
Se você já tem um empreendimento há muito tempo e já possui uma certa quantidade de clientes, então mostre para eles o quanto eles são importantes para você e sua empresa.
Você pode fazer isso por enviar um e-mail mostrando que lembra dele, ou por enviar uma mensagem pelo whatsapp. Outra opção é ligar diretamente para o cliente e saber como ele está e se precisar de alguma coisa.
O cliente se sente valorizado com atitudes assim. Veja outra forma de mostrar que se importa com eles.
Oferece sempre algo diferente
Outra forma de mostrar que valoriza seu cliente e aumentar suas vendas é por oferecer algo diferente para ele. Muitas vezes o cliente costuma comprar o mesmo produto no estabelecimento, desconhecendo outros que poderiam agregar na sua compra.
Quando você oferece um produto que para ele é novo ou estava esquecido, o cliente consegue notar que os funcionários e a empresa se importam com ele. Além disso, você ainda aumenta suas vendas.
Por exemplo, digamos que você tenha um estabelecimento de itens esportivos. Ao comprar algo para melhorar a saúde e emagrecer, porque não oferecer para o cliente um dos melhores emagrecedores que você vende na sua loja?
São atitudes como essas que conquistam o cliente e aumentam as chances de vendas.
Identifique o que atrai o cliente
Outra forma de agradar o cliente e de aumentar as vendas é identificar o que ele gosta. Se você observar que na sua loja os clientes estão buscando mais suplementos, então invista nessa área, trazendo o que há de mais novo no mercado.
Se você percebe que estão procurando mais roupas esportivas, então ofereça variedades nessa área.
Aceite sugestões
Outra forma de mostrar que se importa como cliente e agradá-lo é por aceitar as suas sugestões. Em alguns estabelecimentos é comum ter aquelas caixinhas de sugestões. Alguns clientes se sentem mais à vontade para dizer o que pensam usando essas caixinhas.
Você pode ouvir as opiniões de seus clientes e encará-las como críticas construtivas. E sempre agradeça ao cliente pela dica, pois esse vai ajudar no crescimento de sua empresa.
Dê brindes e vantagens
Outra forma de agradar o cliente é por dar brindes e vantagens. Por exemplo, se você tem uma loja, experimente dar para o cliente um produto, que talvez não saia cara para o estabelecimento, mas com certeza vai fazer toda a diferença nas vendas, pois além do cliente mais antigo você também vai ganhar outros novos clientes.