Dicas para criar um blog de saúde

Junho 1, 2021 Por Post Social - Equipe

Hoje em dia a internet está tomada por blogs e sites que têm a saúde como assunto principal. Tanto para fazer marketing de algum hospital ou clínica, quanto pelo prazer de levar informações relacionados a alguma formação da área da saúde.

Um blog bem feito é capaz de atrair muitos acessos, garantindo, assim, um bom posicionamento no Google e gerando os resultados esperados.

É significativamente grande o número de pessoas que usam a internet para buscar respostas para alguma questão de saúde, então investir na criação de um blog, com certeza irá te dar muitos frutos e pacientes, caso seja o que está procurando.

Para te inspirar e te ajudar, listamos abaixo algumas dicas para ter um blog de saúde de sucesso.

Defina a audiência do seu blog

Você deve definir seus posts de acordo com quem deseja que esteja acessando seu blog.

Se o seu objetivo é recomendar o conteúdo do seu blog para seus pacientes, deve elaborá-lo de forma que os ajude e responda suas dúvidas.

Escreva respostas para perguntas que você considera frequentes entre seus pacientes, conforme sua especialidade. Se o seu nicho for odontologia, por exemplo, escreva artigos esclarecimentos para coisas, como: “Com que frequência devo ir ao dentista?”, “Qual o melhor tratamento para afta na língua?”, “Qual a forma correta de escovar os dentes?”, e perceba quantos acessos seu blog irá receber.

É muito importante que defina qual é o seu público alvo, o que ele procura e precisa, e como o seu blog pode fazer para ajudá-lo.

Já se o seu objetivo for produzir conteúdo para outros profissionais da saúde que atuam ou desejam atuar na mesma área que você, a forma que irá elaborar seus posts deve ser diferente.

Em ambos os casos, faça uma lista com os assuntos que você acha que irão acrescentar ao seu público e faça posts em cima deles.

 

Trace seus objetivos

Defina qual o tempo que você deseja ou pode gastar por dia e semana para se dedicar ao seu blog.

É muito importante que mantenha seu blog frequentemente atualizado, de preferência semanalmente, porque a regularidade com que publica conteúdos e interage com o seu público, determina diretamente na quantidade de visitas que recebe.

Um blog pouco atualizado não recebe muitas visitas e, quando recebe, não consegue prender a atenção de quem entrou. Portanto, tenha um cronograma de postagens recheado, capriche nos temas dos seus artigos e perceba a quantidade de acessos aumentar mais e mais.

Adapte sua linguagem

É muito importante que seus visitantes consigam entender e ler com clareza sobre os artigos que estão procurando. Então, se o seu blog for destinado aos seus pacientes ou pessoas com menos conhecimento sobre âmbito da saúde, busque escrever de forma mais acessível, com linguagem informal, sem muitos termos técnicos.

Interaja com seus leitores

Responder as perguntas feitas pelos visitantes do seu blog fará com que consiga leitores fiéis. Mostrar interesse pelas dúvidas dos seus pacientes ou visitantes, dá mais credibilidade ao seu trabalho e faz com que mais usuários comentem ao ver que você é um profissional ativo e atencioso com quem lê seus posts.

Faça marketing de conteúdo

Levar seu blog para outras mídias sociais, fará com que ganhe mais visibilidade e ganhe mais acessos.

Você pode postar artigos nas suas redes sociais ou promover anúncios por meio de conteúdo pago. Além de promover boa visibilidade para os seus perfis, aumentará o tráfego do seu blog.

Trabalhe o posicionamento

É de extrema importância que saiba quais são as palavras-chave que irão posicionar seus artigos nos primeiros resultados do Google.

Defina por quais palavras deseja ser encontrado e inclua esses termos na estrutura dos seus posts.